domingo, 11 de agosto de 2013

O que acontece com a menstruação depois da FIV ou TEC?

O que acontece com a menstruação depois da FIV/TEC?

Gente, após a ressaca do negativo e de alguns posts mais técnicos, estou voltando a escrever.
Para quem está acompanhando: o Beta fiz no D13, uma paulada na cabeça que me tirou o sentido... Parei com a medicação e 3 dias depois, fiquei menstruada - domingo passado).
Logo depois do resultado, voltei a conversar com a médica para discutirmos o que deu errado. Tenho suspeita de que nos precipitamos e ela não pediu todos os exames, por exemplo, de tipagem sanguínea do casal, cariótipo ou o cross match.
Acho que faltaram os exames imunológicos do casal, já que a investigação de problemas genéticos deve ser parte da explicação do insucesso da implantação. Assim o problema pode ser também do endométrio e pesquisei que existe um novo exame (ERA – Receptividade Endometrial ARRAY), que avalia a receptividade endometrial, poderá esclarecer alguns resultados negativos e melhorar as chances de gravidez.
Quem acompanhou o blog nestes dias percebeu que fiz uma pesquisa na web sobre os motivos, tem uma pasta no meu computador com um “dossiê” sobre os problemas... Mas preciso parar de olhar os problemas e pensar na solução! E a melhor coisa, além de ficar paranoica com o Dr. Google, é conversar com a médica.
Mas já estou cogitando buscar outras clínicas, principalmente que é a CRH, Clínica de Reprodução Humana de Campinas, que é referência no Brasil e América Latina, bem pertinho da minha casa. São médicos professores da UNICAMP, instituição onde estudei (fiz minha graduação, mestrado e doutorado) e confio muito.
Como ontem me senti bem mal quando a M (“monstra” - chegou no domingo passado), fiquei pensando... “O que acontece com a menstruação depois da FIV/TEC?
Bom, após o Beta negativo, a progesterona (Utrogestan®, Crinone®, Evocanil®, dentre outros) é imediatamente interrompida – e no meu caso, usava estrogênio (tomando Natifa e colocando adesivos de Estradot). Assim o sangramento menstrual é esperado que aconteça, em média, entre 2 a 10 dias após a interrupção deste hormônio.
Mais do que o aspecto simbólico, a menstruação é o resultado natural do processo fisiológico que marca o fim de um ciclo e o início de outro. Aí renovamos nossas esperanças e repensamos o que fazer.
Aí vem aquela outra pergunta: “O ciclo é diferente depois da FIV com Beta Negativo?”
Quando a transferência é feita no “ciclo fresco”, verifica-se que o aparelho reprodutivo ainda não retornou por completo ao status pré-tratamento. Os ovários habitualmente se encontram ainda aumentados de volume e organismo feminino está retomando a sua anatomia e o seu funcionamento. Esta involução gradual costuma levar vários dias ou até mesmo algumas semanas.
Já nos ciclos de transferência de embriões que se encontravam criopreservados o retorno ao funcionamento normal se dá de forma quase imediata. Este foi o meu caso e o que senti de diferente foi a cólica inicial muito mais forte.
Como era domingo, resolvi correr no parque para ver se o negócio descia logo. Foi um caos, pois a dor era muito forte e o meu carro estava estacionado a pelos menos uns 3 km do lugar em que comecei a passar mal. Reduzi o ritmo e continuei a corrida, completando os 6km do percurso. Mas também dormi o resto do dia, depois de me entupir de Ponstan.
Agora é a fase de investigação para explicar ou tentar identificar a causa do insucesso.
Neste momento, vale fazer alguns exames ainda não realizados, para completar a avaliação. Dentre estes, alguns dos mais solicitados são a histeroscopia, exame que verifica como está o interior da cavidade uterina onde são colocados os embriões e a parte imunológica da paciente.
Abaixo alguns questionamentos que podem povoar em nossas cabecinhas ansiosas.... 
Foram respondidas pelo Dr. Marcos Höher,  integrante da equipe do Centro de Reproduçao Humana Nilo Frantz (a referência com o link está ao final).

Neste mesmo ciclo ovula-se normalmente ou pode acontecer de não ovular?
Assim como ocorre após a suspensão da pílula anticoncepcional, a retomada dos ciclos menstruais ovulatórios regulares após os ciclos de fertilização in vitro acontece de uma forma bem variável e pouco previsível. Algumas mulheres rapidamente tem sua produção hormonal restabelecida, enquanto outras vão necessitar de mais tempo para retomarem a sua plena capacidade ovulatória.

E no mês seguinte, a menstruação poderá atrasar? Os hormônios poderão ficar "bagunçados"?
No segundo mês (ou ciclo) após uma fertilização in vitro a maioria das mulheres já recuperou a sua produção hormonal. A duração do tratamento corresponde a 1(um) ciclo e no seguinte é comum haver alguma irregularidade ou disfunção. No entanto, no ciclo subseqüente tudo já deve estar voltando ao normal.

É comum a formação de cistos após o uso de medicamentos que estimulam os ovários durante a FIV / TEC ou isso é mito?
O ovário, por natureza, é um órgão em constante atividade e mutação e a formação de cistos é extremamente frequente.
Já no ciclo de FIV o que se verifica é o crescimento intencional de múltiplos folículos ovarianos. Após a punção para coleta dos óvulos alguns destes folículos puncionados se enchem novamentente de líquido (chamado de transudato) ou de sangue formando múltiplas pequenas cavidades císticas. Trata-se de algo esperado e com regressão completa transcorridos alguns dias ou semanas. Na ocorrência da gestação é observada uma reabsorção mais lentas destes "cistos" e uma persistência dos mesmos até a completa reabsorção por um período mais prolongado.


É isso, fiquei uma semana menstruada, triste porque era para já estar curtindo a gravidez.
Zapeando na TV, acabei de ver a notícia naquele programa “Domingo Espetacular” que a Ana Hickmann está grávida e fez FIV.
Poxa, todo mundo, menos eu? L

Desculpem, estou na fase da revolta, depois passa...




7 comentários:

  1. é colega estamos na mesma situação, minha primeira fiv deu positivo , foi aquela alegria, quando completei exatos tres meses, ja tinha recebido alta, não tinha sinal nenhum de problema, no dia 05/11/13 completei 3 meses, ai no dia 06/11 sem sentir nada alem de um leve disconforto aquela dorsinha minina nas costas e uma secreção semelhante a catarro, quando fui ao banheiro senti como se tivesse saindo algum coisa, mesmo imaginado o pior, torci para que não fosse,mas, um dos bebes caiu na minha mão linpinho, sem uma gota de sangue, manti a calma fui pro hospital tranquila , fiquei internada pois havia outro, eram gemios, infelizmente depois de 24h o outro tb saiu, me disseram que foi um parto pré-maturo, doeu mto aquela situação,. Em janeiro comecei a me prepara novamente depois de dois siclos menstruais com o natifa, tomei 6 comprimidos durante 15 dias, fui ao medico e voltei pra casa decepicionada porque meu utero ainda não esta mto bonito, bom ele me disse que é assim mesmo porque é o primeiro estimulo após a perda, mas por melhor que agente lide com a situação, aqule sentimento de fraquesa e impotencia chega a certo momento que toma conta da gente sem que percebamos, mas estou firme pra começar de novo!! tamo junto ai na luta pra ser mamãe!! força ai!!! E dificil mas nossa hora vai chegar !! um abraço Aline

    ResponderExcluir
  2. Difícil...fiz a minha primeira FIV, depois de ter indicado a clínica para uma amiga onde na sua primeira tentativa e com um único embrião deu certo! Fiquei muito feliz e acompanhei seu progresso até o nascimento, um mês depois de vida da bb dela começamos o tratamento com muita esperança, foram colocados 2 embriões classe A e ainda tenho um congelado, peguei licença no serviço, fiquei de "molho" em casa, não fiz nenhum esforço, esse período eu classifiquei como o pior de minha vida, é uma espera sem fim... Eu e meu marido resolvemos 3 dias antes do fatídico BETA, fomos viajar para o interior de SP em um Hotel Fazenda para mudar o foco e em um calor infernal, cumpri a risca a orientação médica em ñ entrar na piscina e assim o fiz! Bem...voltamos e dia esperado em fazer o Beta chegou, mas para nos atormentar mais um pouco o resultado só sairia no dia seguinte, nesse dia especificamente até fiquei calma, pois sabia que ñ teria o resultado, mas por dentro uma mistura de medo, ansiedade, tristeza, dúvidas é muito sofrido! Como havia lido bastante que cólicas nesse período era um bom sinal, me apeguei nessa informação para me dar um pouco de esperança, pois senti cólicas quase todos os dias depois da implantação dos embriões. Bem no dia seguinte a do exame, cedo entrei no site do laboratório e vi o resultado: NEGATIVO, ou seja, o número da dosagem de hormônios era menor do que a referência de positivo de gravidez, senti como se tivessem me tirado o chão, tanto eu como o meu marido ficamos péssimos, com um vazio por dentro, a sensação de terem tirado de nós um SONHO! Foi um dia horrível, chorei... passamos o dia no shopping, fomos no cinema e ao meio de um desenho bem bonitinho que estávamos assistindo, me pegava chorando, qut à ele deu dores de barriga e mal estar; na verdade a gente nunca acha que vai acontecer conosco, mas acontece! Hoje é meu dia seguinte em saber o resultado e ainda estou perdida, amanhã volto a trabalhar. Conversei com meu marido e ñ iremos desistir, semana que vem temos consulta onde o médico quer conversar conosco e se eu puder após o próximo ciclo colocar o único que me resta, assim iremos fazer para ñ perder o "pique" e ñ desanimarmos, pois quem fez o tratamento sabe o qut é cansativo a rotina de medicações e idas e vindas ao médico. Bem...desejo à todas as "futuras mamães" muita sorte! Q mesmo se para algumas o resultado deu negativo, que ñ desistam! Não iremos desistir e espero voltar aqui e colocar uma notícia de FELICIDADE! Que Jesus iluminem à todas e esteja com todas nós nos abençoando nesse nosso sonho de ser mãe! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, encontrei o blog enquanto procurava assuntos relativos à FIV. Vou ser breve ao conta minha história. Tenho 31 anos e endometriose profunda. Em 17/02 fiz minha primeita TEC, a FIV foi muito bem 21 óvulos, 10 embriões dentre eles: 6 bons e 4 blastocistos A. Transferi 2 Blastocistos AA. Após 09 dias fiz o beta e resultado: Negativo. Quase morri de tanto chorar e cortei os hormônios. O médico disse que a monstra chegaria em 02 dias e até agora só senti cólicas e no lugar do sangramento tenho uma sujeirinha marrom muito discreta. desde on tem as cólicas pararam e nada de sangramento. Tinha um endométrio de 9,8 mm. cadê o sangue gente? Fiz um beta qualitativo também negativo. Será que fiz esses exames cedo demais? O médico disse que só pode afirmar o que está acontecendo depois de fazer uma ultra. Cadê meu endométrio? Será que posso ter mesmo perdido os embriões e não ter sangrado? me ajudem!

    ResponderExcluir
  4. Ai gente... eu estou arrasada. Tenho 41 anos, um filho de 11 anos e estou tentando engravidar a 2 anos (infertilidade sem causa aparente). Bom fiz a FIV e no dia 07/04 implantei 2 embriões, tipo AA. O médico disse que eles estavam ótimos. mas fiz meu beta no dia 19/04 e quando fui ver o resultado NEGATIVO. não acreditava naquilo, tinha certeza que estava grávida... então repeti o exame hoje e deu negativo novamente. estou arrasada, não conseguia trabalhar, só choro. è muita tristeza, frustração, decepção e vazio.

    ResponderExcluir
  5. oiii meu nome e Franciele tenho 27 anos , trompas obstruídas e por isso tive q optar pela FIV, fiz a transferecia dos embriões dia 29-07 e o medico me disse para fazer o beta dia 09-08 hj esta com 5 dias , mas estou muito ansiosa , alguém sabe me dizer se fizer antes da errado ou algum teste de farmácia que eu possa fazer...

    ResponderExcluir
  6. oi a 6 anos tento ter filhos, estou passando por tratamento. Deus tem me fortalecido muito, falar com Deus tem me tirado a ansiedade. Tenho fé e espero o milagre de Deus , pois mesmo com tratamento só Deus pode dar a vida e ele abençoara todos os esforços .Eu acredito que jamais deveremos desistir de ser mãe.

    ResponderExcluir
  7. Oi, meninas! Vi os posts aqui e os comentários e voltei para contar que a primeira não deu certo em 2013, mas agora em 2014 retomei a segunda FIV. Vi que é bem comum que nosso sonho se concretize apenas a partir da segunda ou terceira tentativa. Tem mulheres que conseguem na decima. O importante é não desistir.
    Poder compartilhar com vocês é muito importante. Vamos conseguir! Bj

    ResponderExcluir