quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Beta pode dar errado?



Até fiquei pensando, será que o resultado do Beta pode dar errado? Sei lá, algo para eu ter esperança depois do negativo, algo a que eu pudesse me apegar... Infelizmente, não!

A título de esclarecimentos, seguem informações sobre o Beta HGc

 
 

O exame Beta hCG

Os testes de gravidez, em geral, são baseados na detecção e medição dos níveis de beta hCG, que podem ser medidos no sangue ou na urina, sendo destinado a indicar a presença ou ausência de um embrião implantado.

O beta hCG é um exame de sangue para detecção e medição dos níveis hormônio Gonadotrofina coriônica humana (hCG). Este é um hormônio de glicoproteína produzido na gravidez que é feito pelo embrião logo após a concepção e mais tarde pelo sinciciotrofoblasto (parte da placenta). Seu papel é o de impedir a desintegração do corpo lúteo do ovário e progesterona, assim, manter essa produção é crítico para a gravidez em seres humanos.

O exame beta hCG de sangue é feito utilizando 2.4 ml de sangue venoso, e pode detectar níveis bHCG tão baixos quanto 5 mIU / ml e permite a quantificação da concentração de bHCG.

A capacidade de quantificar o nível bHCG é útil no acompanhamento das células germinativas trofoblástica e tumores, cuidados comuns após um aborto, e no diagnóstico e acompanhamento dos cuidados pós-tratamento de gravidez ectópica.

 
Quando fazer o bHCG?

Esta é uma das perguntas mais comuns quando não se sabe se está grávida ou não. Vale lembrar que na gravidez inicial, a concentração de bHCG no plasma materno duplica a cada 3 dias.

Sendo assim, o exame bHCG de sangue apresenta resultados positivos de 8 a 10 dias após fecundação, pois o ovócito ao ser implantado no útero, imediatamente inicia a produção do hormônio gonadotrofina (bHCG). Para o exame de urina o ideal é fazer de 12 a 15 dias depois, pois é necessária grande quantidade do hormônio para a identificação positiva e evitar um falso negativo.
 

Diferença entre bHCG Quantitativo x bHCG Qualitativo

Esta é uma dúvida comum, mas é bem simples: a única diferença entre os dois é que o bhcg quantitativo fornece o resultado em valores, isto é, 100, 5000, 15497 mUI/mL etc. Já o bhcg qualitativo fornece o resultado em positivo ou negativo. Simples assim. Os exames de farmácia usam o formato qualitativo e não diferenciam os percentuais, por isso é sempre importante fazer o exame quantitativo no laboratório.


Tabela hCG

A tabela hCG mostra a evolução do hCG no sangue a partir do momento que ocorre a implantação.

Ressalta-se que cada laboratório pode ter seus próprios valores de referência e você sempre deve consultar a tabela do laboratório. A tabela abaixo é a mais comumente achada.
 

Gonadotrofina coriônica - Beta HCG
Semanas
Valores (mUI/mL)
1 semana
5 a 50 mUI/mL
1 a 2 semanas
50 a 100
2 a 3 semanas
100 a 5000
3 a 4 semanas
500 a 10.000
4 a 5 semanas
1000 a 50.000
5 a 6 semanas
10.000 a 100.000
6 a 8 semanas
15.000 a 200.000
2 a 3 meses
10.000 a 100.000

Análise do Resultado
Resultado (mUI/mL)
Situação
Até 49 (mUI/ ml)
Negativo
10 a 100 (mUI/ ml)
Indeterminado
Acima de 100 (mUI/ ml)
Positivo
Mulheres após a menopausa
Menos de 9.5





Exemplos de uso das tabelas acima:

 

 

1) Fernanda fez o exame bHCG de sangue 5 dias após ter relações com o parceiro. Quando buscou o exame o resultado foi 78,2 mUI/ ml. Fernanda está em dúvida se está grávida ou não? 

Explicação: O que acontece neste exemplo é que Fernanda não esperou os 8 a 10 dias recomendados para realizar o exame de sangue hCG. O resultado obtido é muito baixo para determinar se ela está grávida e também é muito alto para dizer que é negativo. Resultado? Não tem como saber ainda. Fernanda terá que ficar mais alguns dias apreensiva e realizar um novo exame.


 
2) Daniela fez o exame bHCG de sangue 13 dias após ter relações com o parceiro. Quando buscou o exame o resultado foi 958,4 mUI/ ml. Daniela está em dúvida se está grávida ou não.

Explicação: Sim, Daniela está grávida de 2 a 3 semanas. Como saber? Bom, o valor obtido por Daniela foi de 958,4 mUI/ ml e os valores de referência mostram que entre 100 e 5000 a gravidez é de 2 a 3 semanas. Sendo assim Daniela está mesmo grávida!



3) Mariana fez o exame bHCG de sangue 2 semanas e meia após ter relação com o parceiro. Quando buscou o exame o resultado foi de 16.545,62 mUI/ ml. Mariana está em dúvida se grávida ou não?

Explicação: Com certeza! Mariana está grávida e muito provavelmente já está sentindo alguns dos efeitos da gravidez.
 


4) Diana fez o exame bHCG de sangue 2 semanas e meia após ter relação com o parceiro. Quando buscou o exame o resultado foi de 15 mUI/ ml. Diana está em dúvida se grávida ou não?

Explicação: Não, Diana não está grávida. Os valores beta HCG são muito baixos para apresentar gravidez.

 
É isso, espero ter ajudado.
 

 

2 comentários:

  1. parei de tomar meu remédio para descanso e depois de uma semana a camisinha estourou e agora minha menstruação está atrasada pois menstruei dia 10/08 e hoje já é dia 12/09 .Fiz um beta uma semana após a camisinha estourar mais deu negativo mais ainda não desceu pra mim.E agora posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  2. Fiz FIV de 5 dias com óvulos doados. Transferencia de embrioes foi no dia 10/9/14.
    Fiz o beta hoje, 19, e o resultado foi <1 e 4.0IU/L

    ResponderExcluir