domingo, 1 de dezembro de 2013

Enquanto a gravidez não vem... a "percepção seletiva"

Olá, meninas!
Faz um tempo que não escrevo, pois resolvi parar com os tratamentos para terminar tudo o que tenho que fazer no trabalho e retomar nas férias de dezembro com as vacinas.
Tenho andado angustiada e neste final de semana fui até o shopping (uma loucura, pois as pessoas receberam o 13º salário e estavam bombando nas lojas) e aí deu uma sensação estranha, porque para todo lado que eu olhava só via bebês e grávidas.
Acho que é o que chamamos de "percepção seletiva" em marketing, ou seja, programamos nosso cérebro para, de forma inconsciente, "perceber" alguma característica específica do contexto. Assim, parece que tinha tanta grávida e eu pensava: "por que não eu?"
Com a percepção seletiva, as pessoas costumam dar atenção a apenas uma pequena porção dos estímulos aos quais são expostos e isso é um saco, pois ficamos muito mais propensas dar atenção a estímulos relacionados nossas necessidades e desejos atuais.
E quando isso se mistura à frustração, acaba acontecendo uma “defesa perceptiva”, que é o fato de tentar ignorar ou não querer ver algo que incomoda no momento.
Sei que não é legal e que parei com o projeto por um tempo em função do stress do trabalho. Como o tempo urge, não posso deixar passar muito mais. Quero que o meu presente em 2014 seja um (ou dois ou três) lindos bebês. Ai, ai... Por enquanto é só.

Dezembro, que você comece com espera para encerrar o ano com boas energias!