quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como fazer a leitura do Beta Hcg Quantitativo



Quando recebemos nosso resultado do Beta Hcg quantitativo e com ele a ótima notícia de um Positivo, ou seja, que ele está na faixa esperada, vem aquela dúvida: qual o número ideal? O meu resultado do meu Beta está baixo ou alto?

O laboratório sempre coloca os “valores de referência” para sabermos as faixas, que considera o seguinte (em uma tabela que é comumente utilizada, mas há diferença entre os laboratórios e também é importante conversar com o médico): 

VALORES DE REFERÊNCIA DO BETA HCG QUANTITATIVO

RESULTADO: Até 49 (mUI/ ml) – Negativo
RESULTADO: 10 a 100 (mUI/ ml) – Indeterminado
RESULTADO: Acima de 100 (mUI/ ml) – Positivo
RESULTADO PARA MULHER APÓS A MENOPAUSA - menos de 9.5 (mUI/ ml)

OBSERVAÇÕES:
  • Valores entre 0 e 25: resultado negativo, porém gestantes na primeira ou segunda semana de gravidez podem apresentar valores ainda inferiores a 25, então recomenda-se esperar por mais 10 a 15 dias e se persistir o atraso menstrual repetir o exame.
  • Valores entre 25 e 100: são considerados positivos ou indeterminados (depende do laboratório), na maioria das vezes são considerados positivos. Na dúvida deve esperar por mais 10 a 15 dias e se o atraso menstrual persistir deve repetir o exame;
  • Valores acima de 100: resultado positivo.

Mas, dentro desta faixa, dá para saber se o meu caso está na média ou muito baixo e pode haver algum risco? Os médicos não gostam de falar sobre isso para não nos deixar em pânico. Mas isso é verdade, alto ou baixo, o que importa é que ele esteja dobrando a cada 2 ou 3 dias, que demonstra a evolução do embrião.

Há mulheres que começam com taxas mais baixas e depois terão sua evolução normal, ou seja, não precisamos ter um “valor alto” na largada.

Outro ponto importante é não usar apenas o nível hCG como único medidor de progresso da gestação. Uma gravidez normal podem ter níveis baixos de hCG e um bebê perfeitamente saudável. É o resultado da ultrassonografia, em geral feita na 5ª ou 6ª semana de gestação que complementará os números de hCG.

Atenção: A visível falta de um feto em uma ultrassonografia vaginal após terem alcançado níveis bHCG de 1500 UI / ml é um forte indicativo de gravidez ectópica.
 

Entendo um pouco mais sobre o exame:


O que é o Beta hCG?
O exame avalia a quantidade de Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG), que é um hormônio de glicoproteína produzido na gravidez pelo embrião.

Seu papel é o de impedir a desintegração do corpo lúteo do ovário e progesterona, assim, manter essa produção é crítico para a gravidez em seres humanos. O hCG pode ter funções adicionais, por exemplo, acredita-se que o hCG afeta a tolerância imunológica da gravidez. Testes de gravidez, em geral, são baseados na detecção e medição dos níveis de hCG.

O embrião, quando atinge o útero, produz uma substância chamada de Hormônio Coriônico Gonadotrófico (HCG), o chamado hormônio da gravidez, daí o nome do exame, que indica sua presença ou ausência decorrente da implantação.

No início da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana promove a manutenção do corpo lúteo, fazendo-o secretar a progesterona (e esta fará com que o útero se mantenha espesso para que seus vasos sanguíneos e capilares possam sustentar o crescimento do embrião).

Também pode ser um vínculo placentário para o desenvolvimento local da imunotolerância materna e, ainda, estudossugerem que os níveis do hCG estão ligados à severidade do enjôo matinal apresentado pelas mulheres grávidas

 
Qual a diferença entre o Beta Hcg Quantitativo e o Beta Hcg Qualitativo
A diferença entre os exames de bHCG quantitativo e bHCG qualitativo é bem simples: que o quantitativo fornece o resultado em valores por mUI/mL (em valores) e o qualitativo fornece o resultado em positivo ou negativo (como os testes de farmácia).

 
Quando fazer o Beta Hcg?

O exame bHCG de sangue apresenta resultados positivos de 8 a 10 dias após fecundação, pois o ovócito ao ser implantado no útero, imediatamente inicia a produção do hormônio gonadotrofina (bHCG).

Para o exame de urina o ideal é fazer 15 dias depois, pois é necessário grande quantidade do hormônio para a identificação positiva e evitar um falso negativo.

No caso do Beta Hcg Quantitativo, vale lembrar que na gravidez inicial, a concentração do hormônio no plasma materno duplica a cada 2 ou 3 dias e muitos médicos recomendam a repetição para acompanhamento da evolução das taxas.  


Para que serve o Beta Hcg quantitativo - idade Gestacional

Além de determinar a gravidez em uma mulher, também serve para determinar a IDADE GESTACIONAL. Veja a tabela abaixo, com valores médios por semana: 


Tabela - Gonadotrofina coriônica - Beta HCG
Semanas
Valores (mUI/mL)
 1 semana
5 a 50 mUI/mL
  1 a 2 semanas
50 a 100
  2 a 3 semanas
100 a 5000
  3 a 4 semanas
500 a 10.000
 4 a 5 semanas
1000 a 50.000
 5 a 6 semanas
10.000 a 100.000
 6 a 8 semanas
15.000 a 200.000
 2 a 3 meses
10.000 a 100.000


Dica de tabela que calcula o tempo de gestação
É interesse, apesar de ser uma aproximação A calculadora mostra o tempo de gravidez a partir do nível do HCG.  É em espanhol mas dá para entender, é só colocar o resultado do seu último Beta HCG!

 
O meu deu certo!


 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário