terça-feira, 21 de novembro de 2017

E já faz um ano que voltei ao trabalho... novidades, reflexões sobre a vida, maternidade e o futuro

Olá, pessoal! Faz um tempo que não apareço, não é?!

Hoje faz exatamente 1 ano que retornei ao trabalho após a licença maternidade. Meu pequeno estava com 4 meses e 15 dias, minha mãe tinha vindo até minha casa para me ajudar por alguns dias e eu estava com o coração apertado. Havia também um misto de medo e ansiedade sobre a nova rotina no trabalho, eu sabia que muitas coisas haviam mudado e não tinha noção sobre como minha equipe iria me receber neste retorno.

Após este tempo de 1 ano, vou resumir aqui: foi o período mais intenso da minha vida! Tive que cortar o vínculo forte que tinha com o bebê - e deixá-lo tão pequeno e distam de mim. Optamos por não colocar em berçário já que deu certo o rodízio porque meu eu trabalho durante o dia e meu marido à noite. Ele mamou no peito até  11 meses, quando tive uma viagem mais longa a trabalho e já estava maiorzinho. Fiz questão de manter a amamentação ao máximo tempo possível e foi uma experiência extraordinária. Não foi fácil no começo, tive que complementar com fórmula, mas deu certo e sou grata por isso!

Meu pequeno deu os primeiros passos com 1 ano e dois meses, é temperamental como o pai e acelerado como a mãe! A razão da minha vida! Agradeço todos os dias por ter conquistado este milagre em minha vida, todos os procedimentos valeram a pena e é indescritível a experiência de ser mãe. 

Outro dia estava pensando sobre o que mudou em mim e sei que a minha essência é mesma, mas mudei tantas certezas que tinha sobre a vida, prioridades, valores. Ah, a maternidade é transformadora. 

Para quem está lendo e pensando em desistir, não façam isso! Pode demorar um pouco - no meu caso foram 10 anos e 4 FIVs - mas é possível! Eu tinha medo de ser mãe, de mudar minha vida e por isso adiei tanto a decisão. Hoje sei que pode ser um chavão repetir sempre: vale a pena!







Nenhum comentário:

Postar um comentário